top of page

mapeamento Doppler colorido de massas

  • 27 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de jan. de 2024

Não é raro encontrarmos massas e formações nodulares em nossos exames ultrassonográficos abdominais. Uma coisa muito comum de se ouvir é "se coloriu ao Doppler, é tumor!", mas sabemos que na realidade, não é bem assim!


dicas

Para começar a avaliar alguma massa, ao Doppler colorido, devemos saber o que estamos procurando: vasos sanguíneos dentro dessa massa!

É comum que a velocidade do sangue dentro desses vasos seja um pouco reduzida quando comparada a velocidade do fluxo sanguíneo no restante do parênquima (se saudável). Portanto, para que o mapeamento colorido dê o resultado esperado, precisamos ajustar ao menos dois comandos do Doppler colorido.


p.r.f. e escala

P.R.F. e Escala são os comandos que ajudam o Doppler a entender que velocidade de fluxo sanguíneo você quer observar. Geralmente quando ligamos acionamos o Doppler colorido, a escala e P.R.F. estão altos e vão mostrar vasos de velocidade alta, enquanto os vasos de velocidade baixa (como os que estamos procurando) não serão caracterizados.

Portanto, é muito comum que tenhamos que reduzir o P.R.F. e a escala para velocidades baixas, justamente aquelas que estamos procurando.


ganho

Depois de ajustada a Escala/P.R.F., o ganho deve ser aumentado ou reduzido, até que tenhamos mapeamento colorido apenas dentro dos vasos, sem aquemas manchas de artefatos que sobrepoem os tecidos.


consegui!

Quando você consegue ajustar os comandos e fazer aquela imagem linda da massa, com os vasinhos aparecendo lindamente, precisamos caracterizar como essa vascularização esta se distribuindo nessa massa. Para isso, em 1990, Tanaka et al publicou um artigo (em humanos) em que essa distribuição foi classificada de quatro formas: padrão rede de cesto, padrão em manchas, padrão com um vaso no interior da massa e vaso desviando da massa.


Tanaka San

Pensa: um artigo seu escrito 31 anos atrás ainda sendo referenciado mundialmente...porreta né?

Os quatro padrões de distribuição vascular descritos pelo Tanaka estão na imagem acima. Uma questão importante na minha opinião, é um N relativamente pequeno de pacientes, porém todos tiveram o diagnóstico histopatológico confirmado, e isso é extremamente correto para a publicaçao de tamanha relevância.

Os carcinomas hepatocelulares apresentaram padrão em rede de cesto em 75% dos casos e um vaso no centro da massa, em 65% (uma boa relação, não acham?). Os padrões em rede de cesto e vaso no interior da massa não foram identificados em nenhum paciente com metástase (tumores primários em estômago em cólon) hemangioma e demais tumores. As metástases apresentaram padrão com vado desviando da massa e 50% dos hemangiomas tiveram distribuição vascular de padrão em manchas.


nem tudo é Doppler

Mesmo com essa classificação que nos ajuda a guiar a descrição ultrassonográfica Doppler de uma lesão nodular, não podemos descrever na impressão diagnóstica que essa classificação caracteriza histopatologiamente uma lesão.


então o que fazer?

Na minha opinião, o melhor é descrever a distribuição vascular identificada, e referenciar o artigo do qual você se baseou. Importante lembrar que como essa classificação foi pesquisada em humanos, a estamos adaptando, extrapolando, para as nossas espécies em estudo, então há a necessidade de indicar isso: Adaptado de Tanaka et al, 1990.


outro ponto..

...a ser esclarecido: essa classificação foi feita para massas hepáticas, porém a utilizamos em outros órgãos parenquimatosos. Para linfonodos, temo uma classificação própria também.


para ler o artigo

Quem quiser ler o artigo original do Tanaka, segue o DOI: 10.2214/ajr.154.3.2154912



Comentarios


o conteúdo deste blog é destinado para médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária

Blog Do Doug

Mattei Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária Ltda.
CNPJ: 47.671.868/87 - E-mail: seguidoug@gmail.com
Endereço: Maria Povoa Braga, 918 - Campo Grande/MS

As políticas de reembolso e devolução estarão especificadas na compra e aquisição de cada produto ou serviço.

 

contato

Obrigado pelo envio!

2022 ©  blogdodoug.com

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page