prova para título de especialista
- douglasrodrigomatt

- 1 de jun.
- 4 min de leitura
Atualizado: 7 de ago.

Atenção seguidougs! Hoje, 01 de junho de 2025, abrem as inscrições para os médicos veterinários que pretendem realizar a prova e conseguirem o título de Especialista em Diagnóstico em Medicina Veterinária!
Eu me lembro, em 2023, quando foi lançado o edital, fiquei super ansioso, pois o edital foi lançado pouco tempo antes do dia da prova e eu não tive tempo para me preparar, fui com a cara e a coragem, mas deu tudo certo!
Neste post vamos comentar um pouco sobre como foi minha prova, quais as minhas expectativas para esta nova prova, as mudanças, sanar algumas dúvidas e curiosidades e você também confere o edital.
atualização: a prova de título de especialista em diagnóstico por imagem em medicina veterinária está atualmente cancelada devido a novas legislações relacionadas ao título de especialista que podem ser decididas pelo CFMV.
datas importantes
01 de junho a 15 de setembro - Período de Inscrições
16 de novembro - Data das provas teórica e prática - discursiva
até 21 de dezembro - Divulgação dos aprovados
quem pode se inscrever nesta prova?
Para o título de especialista, o médico veterinário deve estar atuante a no mínimo 05 anos, com CRMV ativo, não ter débitos com o seu CRMV e estar associado à ABRV.
Além disso, precisa ser algum veterinário da área de imagem, certo? Então ele precisa ter pós-graduação em Diagnóstico por imagem (com no mínimo 100h práticas), ou residência em diagnóstico por imagem, ou mestrado/doutorado com tese na imagem.
Se o médico veterinário não possuir nenhum destes títulos, ainda assim pode realizar a prova, se apresentar um memorial que demonstre de forma inequívoca que atua no diagnóstico por imagem há pelo menos 08 anos.
Porém, ter os títulos ali em cima citados, não é o suficiente, pois mesmo assim, se você possui os títulos, precisa de um memorial que comprove que você atua há pelos menos 05 anos na imagem. Nesse caso ficaria da seguinte forma:
Por exemplo, se você possui residência em Diagnóstico por Imagem (02 anos), precisa comprovar que atua há pelo menos 03 anos na imagem (para que somados, fiquem 05 anos).
Somado a esses critérios, o candidato deve somar ao menos 100 pontos de currículo (o link do Currículo Lattes deve ser envido no e-mail de inscrição). Dentre as principais pontuações, destaco:
Residência em diagnóstico por imagem - 100 pontos
Mestrado com tese em diagnóstico por imagem - 100 pontos
Doutorado com tese em diagnóstico por imagem - 200 pontos
Pós-graduação em diagnóstico por imagem - 50 pontos
Aprimoramento em diagnóstico por imagem - 50 pontos
Os critérios detalhes e demais atividades que pontuam podem ser conferidas no edital.
sobre a prova
A prova será realizada em duas etapas:
Etapa I - teórica de múltipla escolha
Os candidatos terão 04 horas para responder as 80 questões de múltipla escolha, que envolverão questões de radiologia, ultrassonografia, tomografia e ressonância, além de áreas afins, como anatomia por exemplo.
Serão aprovados para a segunda etapa os candidatos que conseguirem pontuação mínima de 70% (56 questões).
Etapa 2 - prova prática - discursiva
Nesta etapa os candidatos terão acesso à imagens digitais de exames reais para a elaboração completa dos laudos, que terão: 07 casos clínicos com imagens radiográficas, 07 casos clínicos com imagens/vídeos ultrassonográficos, 01 caso clínico com imagens tomográficas e 01 caso clínico com imagens de ressonância magnética.
Nesta etapa também é necessário ao menos 70% de acerto com relação à descrição das imagens e aos diagnósticos e o tempo de realização também é de até 04 horas.
Todo o processo de avaliação é coordenado por um(a) membro do Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária com suporte de demais membros designados por ele(a).
Aprovado na avaliação curricular e nas duas etapas da prova, você receberá a notícia de sua aprovação até o dia 21 de dezembro.
comentários do doug
Com relação a prova que eu fiz em 2023, houveram poucas mudanças. Creio que a principal delas foi a redução de 06 casos clínicos da prova prática (03 de radiologia e 03 de ultrassonografia), pois realmente, essa etapa da prova é extremamente extensa e exaustiva, uma vez que naquela prova essa etapa era realizada com papel e caneta. Sim, todos os laudos eram à punho. Não sei se isso vai se manter nesta prova ou se haverá mudança.
Na época, não achei a prova difícil. Tive a impressão de que não queriam aprovar colegas que ficam lendo rodapés de livros ou conhecimento da exceção da exceção e sim, aprovar colegas que realmente estão atualizados, comprometidos com a atualização constante e que são atuantes na imagem, já que tanto a prova de múltipla escolha quanto a prova discursiva abordaram casos do dia a dia da rotina.
Uma condição que foi descontinuada (desde a prova passada) é a necessidade de ser associado adimplente na ABRV por no mínimo 05 anos. Nisso eu concordo e não concordo, pois acho justo valorizarem aqueles que apoiam a classe, uma vez que quem elabora e trabalha para o crescimento da classe faz isso de forma voluntária.
quando recebi o título de especialista, também fiz um post comentando, clique aqui para ler
O edital completo está acessível no link abaixo, confira, lê com atenção, pontue os pontos que te geraram dúvidas e as datas e documentos importantes (tanto para inscrição quanto para realização da prova). Se quiser, confira no Instagram uma live discutindo vários ponto e dúvidas que os seguidougs mandaram.
Confira também o link para o site da Associação Brasileira de Radiologia Veterinária.





Comentários